6 dicas sobre: O que é a vida útil de um pneu e como saber a hora de trocar?

Seja sincero: você sabe qual é a vida útil de um pneu? E como você faz para verificar se o pneu do seu carro ainda está em boas condições para uso?

Se você não soube como responder com precisão a estas perguntas, não se preocupe, você não está sozinho! A verdade é que grande parte das pessoas também não sabe quando é a hora certa de trocar o pneu.

Isto acontece, principalmente, porque não existe uma resposta certa para esta pergunta. Tudo vai depender das condições de uso, dos hábitos do motorista e dos cuidados a médio e longo prazo.

Por isso, se você quer saber como garantir que seus pneus tenham a maior durabilidade possível, continue a leitura! No blog de hoje vamos aprender sobre a vida útil de um pneu e como não cair em roubadas quando chegar a hora da troca!

O que é a vida útil de um pneu?

A vida útil de um pneu é o tempo em que ele permanece em boas condições e durante o qual pode ser utilizado garantindo segurança a todos os passageiros do veículo.

É comum que as pessoas confundam a “validade” do pneu com a sua vida útil. Entretanto, os pneus não têm validade pré-determinada pelos fabricantes, apenas tempo de garantia, que costuma ser de 5 anos.

Isto quer dizer que, durante este período, o fabricante se responsabiliza por quaisquer problemas que não estejam relacionados ao mau uso do bem.

Mas não é possível determinar a vida útil deste bem, já que existem diversos fatores que dependem do comportamento de cada motorista e que podem alterar este prazo.

O que é um pneu meia vida?

De maneira geral, um pneu meia vida é um pneu usado que ainda tem alguma vida útil. Geralmente, este tipo de pneu tem um valor bem abaixo dos pneus novos. Mas isto não quer dizer que eles valem o investimento.

Isto porque, apesar de manterem as especificações e dimensões de um pneu bom, pneus meia vida podem estar com desempenho e estabilidade já comprometidos.

Nestes casos, é importante estar atento a fatores como a espessura da borracha e o carro que ele estava colocado. Afinal, caso o veículo tenha tido problemas de suspensão, por exemplo, existe a probabilidade de que o pneu também tenha.

Além disso, é fundamental contar com a orientação de um profissional qualificado antes de comprar um pneu meia vida. Pois, mesmo que ele pareça novo por fora, ainda é possível que ele esteja danificado na parte interior.

Lembre-se que, no geral, ninguém se desfaz de um pneu que ainda esteja em boas condições e com uma longa vida útil pela frente. Portanto, fique atento!

O que pode danificar o meu pneu?

Como vimos, é difícil determinar a vida útil de um pneu porque existem diversos fatores que podem influenciar neste prazo. Situações podem variar de condições físicas, viárias, climáticas e, principalmente, relativas aos hábitos do motorista.

Nesse sentido, os principais pontos que podem impactar na durabilidade do pneu são:

  • seu tempo desde a fabricação;
  • buracos, objetos pontiagudos, grandes lombadas;
  • temperaturas extremas, seja frio ou calor;
  • excesso de velocidade;
  • arranques rápidos e frenagens de emergência;
  • mistura de diferentes tipos de pneus;
  • uso de rodas e aros de tamanhos incompatíveis;
  • falta de manutenção adequada.

Todos estes fatores comprometem diretamente a qualidade do pneu. O que tem influência não só no risco à segurança dos passageiros, mas também no gasto excessivo de combustível e na perda da estabilidade e da eficiência do veículo.

Quanto tempo dura em média um pneu?

Apesar de não ser possível afirmar com precisão o tempo de vida útil de um pneu, estima-se que, em um carro de passeio, ele deve durar de 40 a 60 mil quilômetros até o momento da troca.

Sob boas condições de conservação, balanceamento, alinhamento e calibragem em dia, este tempo pode chegar a até 10 anos de uso antes de esgotar sua capacidade.

Já em carros de performance, que comportam velocidades acima de 200 km/h, este tempo é reduzido à metade. Assim, recomenda-se a troca a cada 5 anos de uso.

Além disso, mesmo para os carros populares, é recomendado fazer uma inspeção minuciosa com um profissional especializado pelo menos uma vez por ano após o prazo de 5 anos da garantia.

Um profissional especializado poderá identificar danos que podem comprometer a estabilidade do pneu no futuro.

Vale a pena comprar um pneu remold?

Assim como os pneus meia vida, pneus remold também são uma alternativa mais em conta que o mercado oferece para a troca de pneus. Entretanto, também é preciso ter muita atenção nestes casos!

De forma simples, um pneu remold é um pneu usado que passou por um processo de “reciclagem”. Ou seja, que retornou ao fabricante para uma raspagem e substituição da borracha das laterais, dos ombros e da banda de rodagem do pneu.

Por este motivo, este tipo de pneu chega a custar até 50% menos do que um modelo novo. Mas vale lembrar que, apesar disso, ele ainda é um pneu usado.

Isto quer dizer que existe a possibilidade, por exemplo, de você ter um jogo de pneus que são visualmente iguais, mas têm marcas e características diferentes. O que pode comprometer a estabilidade do veículo e aumentar as chances de acidentes.

Afinal, como aumentar a vida útil do pneu?

Agora que sabemos um pouco mais sobre a vida útil de um pneu, a pergunta que não quer calar é: é possível, então, fazer com que este item dure mais?

A boa notícia é que sim! Existem algumas ações simples que podem contribuir para que o seu pneu tenha a performance esperada por mais tempo.

O primeiro passo para isso é manter a manutenção em dia. De maneira geral, o alinhamento de direção e o balanceamento de rodas são recomendáveis a cada 10 mil quilômetros rodados.

Já a calibragem do pneu deve ser feita, em média, a cada 20 dias. Lembre-se de fazer isto com os pneus frios e dê preferência a fazer a checagem sempre no mesmo posto, já que o resultado pode ser diferente de acordo com a mangueira e o calibrador.

Além disso, é importante também escolher o modelo adequado para o local onde o carro vai circular. Pneus usados na cidade, por exemplo, não costumam ter o mesmo desempenho em estradas de terra.

Ainda assim, o ponto mais importante para fazer com que este item possa durar mais é ter atenção na hora de dirigir. Afinal, excesso de velocidade e os buracos estão entre as principais causas de desgaste da peça.

Por fim, tão importante quanto cuidar para aumentar a vida útil de um pneu, é garantir a segurança de todo o seu veículo. E, para isso, você pode contar com a Gol Plus!

Somos a única associação de proteção veicular com excelência máxima no atendimento. Conte com assistência 24h para qualquer imprevisto, clique aqui e simule a sua proteção!

2ª Via do boleto

Login (CPF) : Senha:
Lembrar senha