Pneu furado? Saiba o que fazer!

É fato que na vida sempre temos que contar com alguns imprevistos. Isso não é diferente quando se dirige um carro. Uma dessas situações indesejáveis é o pneu furado. Isso pode ocorrer em uma ida rápida ao supermercado do bairro ou até mesmo no meio da estrada para uma longa viagem.

Porém, se você souber o que fazer nesse caso, seu passeio poderá seguir normalmente! A questão principal é saber trocar o pneu danificado e quais medidas tomar para garantir a sua segurança.

Então, quer saber os cuidados e quais passos seguir para trocar um pneu furado? Continue lendo esse artigo pois separamos informações úteis que você precisa saber!

Tipos de pneu furado

O pneu furado pode ocorrer por dois motivos: um furo ou um corte. No caso dos furos, eles são causados quando o carro passa por cima de objetos pontudos na rua.  Por exemplo, parafusos, pregos e até mesmo cacos de vidro. Às vezes, os materiais ficam presos no pneu e impedem que ele se esvazie.

Um imprevisto de pneu furado pode ser ocasionado por objetos pontiagudos na estrada ou até mesmo por asfaltos em má condições.

Já no caso de corte, eles podem ocorrer tanto por objetos pontiagudos como pela pavimentação precária das estradas. Nessa situação, é mais difícil o pneu furado ter conserto.

Meu pneu furou! E agora?

É possível perceber o pneu furado quando a direção do carro fica mais pesada que o normal. Além disso, o automóvel começa a apresentar problemas na frenagem e o carro começa a puxar para o lado.

Ao reparar isso, é importante tomar alguns cuidados para não danificar ainda mais o pneu e nem causar acidentes. Quer saber quais cuidados são esses? Confira!

Dirija devagar até um lugar seguro

Antes de tudo, ao reparar o pneu furado,  é necessário procurar imediatamente um local seguro para fazer a troca do pneu. Em alguns casos, achar um lugar para parar é mais difícil. Nessas ocasiões, o ideal é ligar o pisca alerta e diminuir a velocidade, sem ultrapassar os 20 km/h.

Fazer isso é muito importante pois, além de não causar nenhum acidente, os pneus radiais também não foram projetados para rodar com pouco ar. Quando isso acontece, eles podem rasgar ou se deformar. Portanto, um pneu furado que poderia ser reparado, acaba tendo que ser substituído definitivamente.

Além disso, quando encontrar um lugar para parar, faça o uso do triângulo de sinalização. Tanto ele quanto o pisca alerta ligado durante toda a troca do pneu são muito importantes para a sua segurança e dos outros motoristas. Existem algumas regras para a utilização do triângulo.

  • De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a distância entre o triângulo e a parte de trás do carro deve ser de no mínimo 30 metros;
  • Fazer o uso da regra de um metro de distância para cada km/h de velocidade da rodovia: se o limite de velocidade for 60km/h, o triângulo deve ser posicionado a 60 metros da parte de trás do veículo;
  • Em casos de chuva ou neblina, a distância do tópico anterior deve ser dobrada.

Encontre o furo no pneu furado

Após perceber o pneu furado, é necessário descobrir onde o furo está localizado. Verifique se há algum objeto no pneu que possa tê-lo furado e esteja se projetando para fora.

Caso você não encontre nada, siga os seguintes passos:

  1. Encha uma garrafa com água e sabão – ou um líquido específico para detectar vazamentos;
  2. Encha o pneu e depois pulverize ele com a mistura da garrafa;
  3. Ao escorrer pela banda de rodagem, o líquido vai ter uma erupção de bolhas no local do furo.

Após encontrar o local onde o pneu foi furado, o ideal é levar o carro em um profissional. Ele saberá se o pneu deverá ser trocado ou apenas reparado.

Use o estepe

Caso o furo tenha sido grande ou o pneu tenha rasgado, será necessário usar o pneu sobressalente: o estepe. Por isso, é importante sempre mantê-lo calibrado para usar nas ocasiões de pneu furado.

É muito importante deixar o estepe sempre calibrado, afinal, nunca se sabe quando ele precisará ser utilizado.

Saiba como trocar o pneu passo a passo:

  1. Como dito anteriormente, a sinalização de manutenção é muito importante! Posicione o triângulo corretamente antes de começar a troca para evitar acidentes;
  2. Para manter o carro parado na hora da troca, acione o freio de mão e engate uma marcha;
  3. Use a chave de roda para afrouxar os parafusos: dê apenas uma volta e não solte eles ainda;
  4. Utilize o macaco para levantar o carro;
  5. Solte os parafusos;
  6. Tire a roda com o pneu furado e coloque o estepe;
  7. Coloque os parafusos de novo e aperte eles ao máximo;
  8. Tire o macaco e, com o carro no chão, certifique-se que os parafusos estão bem apertados.

Também é possível usar o spray reparador em pneus sem câmara de ar. A solução líquida consegue reparar temporariamente o pneu furado de dentro para fora e ainda enche ele com 16 libras. Porém, o spray não consegue fazer sua função para furos maiores que 5 milímetros e nem para rasgos.

Reparo ou troca?

Para saber se o ideal é reparar ou trocar o pneu furado, é necessário avaliar cada caso. Caso o pneu tenha a banda de rodagem ou os flancos cortados, a troca é a única opção. Além disso, o tipo do pneu, o tamanho do furo e o tempo de uso são fatores determinantes na hora de definir se é preciso trocar.

  • Pneus com índice de velocidade Y: o conserto não é recomendado;
  • Pneus com índice de velocidade W: podem ser reparados em perfurações que não sejam maiores que 3 milímetros. Caso os flancos sejam atingidos, é necessária a troca;
  • Pneus com índice de velocidade T: podem ser reparados no caso de rasgos de até 6 milímetros na banda de rodagem e de até 3 milímetros nos flancos. Se passar disso, é preciso trocar.

Os tipos de reparo de pneus furados também podem variar. Normalmente os mecânicos optam por três técnicas diferentes, sendo elas:

  • Macarrão (refil): sem desmontar o pneu, o furo é preenchido com um pedaço de elástico;
  • Manchão (plug): com o pneu desmontado, um tipo de adesivo é colocado na parte interna em cima do furo;
  • Manchão combinado: junção das anteriores e conta com a aplicação de um macarrão na parte externa e um manchão na interna.

Acione sua associação de proteção veicular

Caso você seja um associado, é possível acionar sua associação de proteção veicular. Essa proteção pode cobrir várias situações dependendo do tipo de plano escolhido. Portanto, se a assistência 24 horas estiver incluída, a associação pode ajudar em casos de pneu furado.

Por isso, o ideal é ter uma associação de proteção para recorrer quando algum imprevisto acontece.

Conheça a Gol Plus

A Gol Plus é uma associação de proteção veicular que oferece o suporte completo para os associados em casos de imprevistos para carros, motos e bicicletas. Pneu furado, furtos, roubos, incêndios, acidentes e muitas outras situações indesejadas são reparadas pela associação.

O objetivo da Gol Plus é atender as necessidades dos associados e dar o suporte completo. A assistência 24 horas permite que a Gol Plus seja acionada a qualquer momento, proporcionando conforto e melhor qualidade de vida.

Presente em diversos estados brasileiros e com mais de 40 pontos de atendimento, a Gol Plus proporciona boas experiências com serviço de qualidade e preço justo. Além disso, a associação possui os selos RA 1000 e ISO 9001 que determinam um excelente atendimento!

Viu como ter uma assistência é importante e facilita as coisas para lidar com imprevistos? Se você se interessou pela proteção veicular, faça sua simulação com a Gol Plus!

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