Também conhecido como GNV, o gás natural veicular é um combustível que vem ganhando cada vez mais destaque. Afinal, ele é uma alternativa viável à gasolina, ao álcool e ao diesel neste contexto do aumento do preço dos combustíveis.
Esse é mesmo o “combustível do futuro” como muitas pessoas falam por aí? Para você saber a resposta dessa pergunta, separamos todas as informações que você precisa saber sobre o gás natural veicular.
Então, venha conferir!
O que é o gás natural veicular (GNV)?
Como foi dito anteriormente, o gás natural veicular é um tipo de combustível. Entretanto, ao contrário da maioria, ele não é uma substância líquida, mas sim gasosa.
O gás natural veicular é conhecido como o combustível do futuro.
Dessa forma, sua composição é de hidrocarbonetos que, por conta da pressão atmosférica e temperatura ambiente, não mudam de estado físico. Atualmente é bastante utilizada em carros, caminhões e vans. Porém, até mesmo motos podem receber o GNV.
Quais as vantagens do gás natural veicular?
O gás natural veicular traz grandes vantagens em relação ao combustível comum. Principalmente em relação a economia e a sustentabilidade ambiental.
Desse modo, o gás é econômico pois possui um valor reduzido em relação aos combustíveis mais comuns. Além de render por mais tempo.
Já em relação à sustentabilidade, o GNV é mais limpo, uma vez que emite menos gases de efeito estufa (o famoso monóxido de carbono).
Além disso, ele contribui para a durabilidade do escapamento, o sistema de injeção e o óleo do veículo. Afinal, o gás suja menos e diminui as chances de entupimento. Assim como impede que o óleo seja trocado com muita frequência.
Existem desvantagens na utilização do gás natural veicular?
Apesar do gás natural veicular ser uma excelente alternativa, ainda há algumas desvantagens no seu uso.
Em primeiro lugar, para ser utilizado é necessário que o carro seja adaptado. Afinal, a maioria dos veículos não possui uma estrutura de fábrica que permita a utilização do GNV. Assim, é necessário investir dinheiro para que essa adaptação seja feita.
Porém, além do custo, esta mudança na estrutura do carro pode ocasionar na perda da garantia do fabricante. Por esta razão, o dono de um veículo deve procurar uma garantia estendida.
Em seguida, é preciso realizar avaliações e manutenções periódicas. Isso porque este combustível desgasta certas partes do carro, como o cabo de velas, em uma velocidade acelerada.
Outra desvantagem é a redução da potência do veículo. Visto que o carro pode perder até 4% da sua força.
Além disso, é preciso lembrar que com a adaptação do carro para receber este combustível, o porta-malas é reduzido. Uma vez que é lá que é instalado o cilindro de GNV.
Quando optar pelo gás natural veicular?
Logo, analisando as vantagens e desvantagens do gás natural veicular, é necessário avaliar quando este é um bom investimento.
Dessa forma, o ideal é olhar se haverá um bom retorno da instalação do cilindro de GNV.
Para isso, é necessário fazer um cálculo de quanto de gasolina, e outros combustíveis, será economizado.
Nem todo carro pode receber o gás natural veicular.
Além disso, o motorista também deve saber em quais postos encontrar o gás. Desse modo, caso este combustível seja difícil de encontrar em sua região, é melhor não optar pelo GNV.
Porém, uma vantagem que deve ser levada em conta é que carros com GNV recebem desconto no IPVA.
Já empresas grandes devem ter consciência de que a utilização de GNV traz visibilidade e credibilidade. Logo, adotar este combustível em uma frota traz grandes benefícios a uma marca.
Quais os veículos podem utilizar gás natural veicular?
No entanto, não são todos os veículos que podem utilizar o gás natural veicular. Ainda que diversos carros possam sim ser adaptados.
Dessa forma, uma empresa especializada deve ser consultada para avaliar qual veículo pode usar o GNV. Assim, cabe a ela mostrar aos clientes os benefícios e desvantagens da adoção deste combustível.
Por isso, é importante contratar uma empresa séria e com boa credibilidade.
O aumento do preço da gasolina: é preciso procurar novas alternativas
Com o expressivo aumento do preço da gasolina, causado pelo reajuste estabelecido pela Petrobras, é preciso saber como economizar. Desse modo, é necessário procurar algumas alternativas.
Assim, enquanto para alguns a melhor opção é utilizar transporte público ou adotar a bicicleta como principal forma de locomoção, para outros o uso de carros, motos e caminhões é indispensável. Portanto, é preciso pensar em outras formas de economizar.
Logo, o gás natural veicular se torna um grande aliado para quem quer poupar dinheiro e reduzir o dano da inflação. Afinal, para aqueles que utilizam o carro com frequência, o retorno do investimento não irá demorar muito a aparecer.
Dessa forma, para este público, basta calcular em quanto tempo este retorno viria e decidir se vale mesmo a pena. Além de avaliar se o veículo pode de fato utilizar este tipo de combustível.
Proteção veicular é na Gol Plus
Adotar o gás natural veicular é uma forma de tomar conta do carro e do bolso do condutor. Contudo, outra maneira de cuidar do seu veículo é fazendo parte de uma Associação de Proteção Veicular. E nisso, a Gol Plus pode te ajudar!
A Gol Plus é uma associação séria e comprometida em ajudar seus associados da melhor maneira possível. Assim, ela oferece atendimento 24 horas para casos de roubos, furtos e acidentes, por exemplo.
Então, acesse nosso blog e fique por dentro dos mais variados assuntos sobre carros e outros veículos. Até mais!