Hoje em dia, a alta dos preços dos combustíveis é um assunto de interesse para muitos motoristas. No entanto, você sabia que existem algumas manias que podem te fazer gastar mais do que o necessário e hábitos que podem aumentar o consumo de combustível? Nesse artigo, te explicamos tudo sobre o assunto. Confira!
Pneus descalibrados
Você sabia que rodar com pneus descalibrados pode influenciar no alto consumo de combustível? Esse é um dos problemas mais comuns que os motoristas costumam enfrentar. Isso porque o atrito gerado entre o pneu murcho e o piso é excessivo e deixa o carro mais pesado. Dessa forma, o motor é forçado e tem um maior gasto de combustível.
Por isso, a cada 15 dias, peça ao seu mecânico para checar o estado do seu pneu e leve-o ao posto para calibrar se for necessário. Assim, você garante maior segurança na estrada e o menor consumo de combustível. E, claro, é importante lembrar que cada modelo de pneu tem uma calibragem específica e que a mesma deve ser feita com o pneu frio.
Acelerar demais ao arrancar
No mais, outro hábito que aumenta o consumo de combustível é acelerar demais na hora de arrancar com o carro. Essa prática pode levar ao maior consumo, pois você irá exigir no motor uma potência maior que não é necessária durante o arranque e isso pode fazer com que você gaste mais combustível sem necessidade.
Misturar combustível
Outro erro muito comum de motoristas é misturar combustíveis ou abastecer o carro com combustíveis de qualidade ruim. Em carros flex — que podem ser abastecidos tanto com gasolina quanto com álcool — os fabricantes garantem que ambos os combustíveis podem ser misturados.
No entanto, é importante saber que quando utilizados juntos, a injeção do seu carro pode levar mais tempo para processar o combustível. Esse fato pode influenciar, diretamente, no maior consumo de combustível. Nesse sentido, é recomendado esperar um dos combustíveis acabar para encher o tanque com outro e não misturá-los.
Carro desalinhado
Você já ouviu falar sobre alinhamento ou balanceamento do carro? Esses termos dizem respeito a capacidade do carro de manter a direção de forma correta, sem puxar demais para a esquerda ou para a direita. Se a sua direção não estiver alinhada, você vai sentir maior dificuldade para guiar o seu carro.
Além disso, também pode diminuir a vida útil do pneu. Isso porque, com o carro desalinhado, é necessário se esforçar mais para mantê-lo em linha reta. Portanto, ocorre o gasto de combustível sem necessidade.
Peso excessivo
Outra prática que pode influenciar no maior gasto de combustível é rodar com o carro com excesso de peso. Nesse sentido, sobrecarregar o veículo faz com que seu veículo consuma mais do que o normalmente consumiria. Por isso, lembre-se de verificar se você não está carregando nada que não precisa antes de sair de casa.
Ar condicionado ligado
Além disso, um dos problemas mais comuns em carros é o uso excessivo do ar condicionado. Isso porque essa prática também eleva o consumo de combustível, podendo aumentar o gasto em até 20%. Nesse sentido, se você costuma ligar o ar condicionado na cidade, principalmente em dias muito quentes, fique atento ao consumo de combustível.
Dessa forma, para não precisar ficar com o ar condicionado ligado por muito tempo, procure estacionar seu veículo embaixo de sombras ou em lugares mais frescos. Assim, você não vai sentir a necessidade de ligar o ar por tanto tempo, principalmente no verão.
Não passar a marcha na hora certa
Você sabia que engatar marchas incorretamente também pode influenciar no consumo de combustível do seu carro? Isso mesmo! Isso acontece porque o motor pode ser forçado. Por exemplo, se você está numa velocidade baixa e engata numa marcha que deve ser usada em altas velocidades, você pode exigir mais do motor.
Andar com os vidros abertos
Outro problema muito comum em carros é a alta do consumo de combustível ao dirigir na estrada com os vidros abertos. Isso ocorre porque o ar entra pela janela e sobrecarrega o motor para manter a rotação na aceleração. Para evitar que isso aconteça, não tenha medo de subir os vidros e acione o ar condicionado para refrescar o veículo.
Ponto morto
É muito comum que alguns motoristas deixem o carro em ponto morto ao descer morros ou ladeiras. No entanto, os carros de hoje em dia têm injeção eletrônica e essa prática não é mais necessária para evitar o consumo de combustível. Inclusive, deixar o carro em ponto porto pode acarretar em um maior consumo do combustível.
Os sistema eletrônicos e motores dos carros atuais já estão adaptados para diminuir a injeção de gasolina assim que você afasta o pé do acelerador na descida.
Não fazer a revisão periodicamente
Por último, ressaltamos a importância de realizar a manutenção e revisão periódica do seu veículo. É assim que você garante que todos os componentes e sistemas do seu carro estejam funcionando corretamente. Dessa forma, dedique um tempo na sua agenda todo mês para levar seu automóvel em um mecânico de sua confiança.
Tudo entendido sobre os hábitos que aumentam o consumo de combustível do seu veículo? Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender alguns hábitos que aumentam o consumo de combustível do seu veículo.
Agora, você já está preparado e sabe as melhores formas de economizar dinheiro, preservar o seu carro e potencializar a sua vida útil. Para mais conteúdos como esse, acesse o Blog da Gol Plus e fique por dentro de tudo que acontece no universo automotivo. Até mais!