Gasolina ou etanol? Essa é uma pergunta que muitos brasileiros têm feito após os constantes reajustes do preço do combustível, tornando mais caro manter um carro.
Apesar da variedade de meios de transporte, o carro é o automóvel mais popular e utilizado. Atualmente, muitos carros possuem um sistema flex, ou seja, podem ser abastecidos com gasolina ou etanol.
Porém, com a alta dos preços do combustível surge a dúvida se compensa abastecer o carro com gasolina ou etanol. Ou procurar alternativas de transporte mais econômico.
Ficou interessado em entender a diferença entre gasolina e etanol e qual combustível compensa mais após essa alta de preços? Então, continue a sua leitura!
A origem do etanol
O etanol é um composto orgânico de fórmula C2H6O, obtido através da fermentação do açúcar ou síntese em laboratório. Esse composto pode ser encontrado com o nome etanol, álcool ou álcool etílico.
Apesar de ser um composto orgânico, não é possível encontrar o etanol de forma pura na natureza é preciso fabricá-lo.
O processo de produção pode ser complexo, mas o mais utilizado é a fermentação de plantas ricas em açúcares como a cana de açúcar, milho, beterraba e sorgo.
De forma geral, a cana de açúcar é levada para as usinas e esmagada para a obtenção do caldo, que será fermentado através do uso de leveduras ou fungos.
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de etanol, com uma produção média de 7.500 litros de etanol por hectare de plantação de cana de açúcar.
Qual a diferença entre gasolina ou etanol?
A principal diferença entre a gasolina e o etanol está no seu processo de produção. Enquanto a gasolina é derivada do petróleo, o etanol é um biocombustível com origem de fontes renováveis, como a cana de açúcar.
A gasolina pode ser encontrada nos postos de abastecimento na forma comum, aditivada e premium. A gasolina comum tem a composição de 27% de etanol anidro, com baixa concentração de água e uma octanagem de 92 IAD (Índice Antidetonante).
Já o etanol tem a composição de mistura de álcool e água, com um teor mínimo de 94,5% de álcool e octanagem de 110 IAD.
Apesar das diferenças, é errado determinar qual combustível é melhor, pois vai depender da situação e do sistema de abastecimento do carro.
No caso da gasolina, é indicada para trajetos curtos, pois terá um melhor desempenho. O etanol pode não ter uma combustão correta para o caso, por não aquecer o suficiente.
No caso do etanol, é indicado para veículos com uma menor frequência de uso. A gasolina não é indicada nesse caso, pois pode evaporar se ficar muito tempo parada no tanque.
Qual combustível é mais econômico?
Para responder essa pergunta de qual escolher gasolina ou etanol, é preciso considerar a frequência de uso do carro, o trajeto a ser percorrido, a relação de quilômetros por litro e o preço do combustível nos postos de abastecimento.
Porém, tem uma forma mais simples e próxima da realidade de responder essa questão, que é através de um cálculo comparativo da eficiência e preço do combustível.
Como fazer o cálculo para descobrir qual combustível compensa mais?
Para calcular de forma simples qual combustível compensa mais, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,73, esse é o número que representa a eficiência energética do etanol em relação à gasolina.
Se o valor da multiplicação for menor que o preço do etanol à gasolina será uma melhor escolha, caso o resultado for maior que o preço da gasolina, o álcool será a escolha ideal.
Contudo, com o grande aumento da gasolina, tem se tornado mais vantajoso abastecer o carro com etanol, porém é importante pesquisar os preços nos postos de abastecimento.
Qual combustível causa mais impactos ao meio ambiente?
Antes de escolher entre gasolina ou etanol, é importante levar em consideração o impacto de cada combustível no meio ambiente.
A gasolina por ser derivado de um combustível fóssil, no caso o petróleo, após a sua queima é liberado na atmosfera uma grande quantidade de gases poluentes, como o dióxido de carbono, CO2, um gás que contribui na intensificação do aquecimento global.
Com a combustão incompleta da gasolina, também é liberado na atmosfera o monóxido de carbono, CO.
Por outro lado, o etanol que é um biocombustível, é considerado um combustível mais ecológico, liberando uma menor quantidade de gases poluentes.
Portanto, apesar da gasolina ser o combustível mais utilizado, o etanol é menos nocivo à natureza.
O aumento do preço da gasolina: é preciso procurar novas alternativas
O preço final da gasolina, valor cobrado nos postos de abastecimento, tem passado por constantes reajustes, devido ao aumento do preço do barril de petróleo, principal matéria prima para a produção da gasolina.
Por isso, com o aumento do preço do combustível, fica cada vez mais caro custear os gastos do automóvel, provocando uma necessidade de pesquisar e avaliar meios mais econômicos para se locomover.
Apesar de o aumento do combustível interferir no preço da passagem, ainda sim é mais econômico utilizar o transporte público.
Uma outra alternativa, são as corridas por carros de aplicativo, porém essa opção também tem sofrido um reajuste no preço, devido ao aumento do combustível, por isso, não é tão vantajoso se for ser utilizado com uma grande frequência.
Contudo, a opção mais econômica e sustentável, que tem se tornado cada vez mais popular, é ir para o trabalho ou para a escola de bicicleta.
Gostou do texto? Então, acesse agora o blog da Gol Plus para mais dicas de conservação e proteção veicular.