Tudo o que você precisa saber antes de preparar a sua trilha de bike

Uma trilha de bike é uma oportunidade para conhecer novos lugares, pessoas e até mesmo culturas. Entretanto, apesar de pedalar ser um esporte prazeroso, preparar uma viagem de bicicleta não é brincadeira.

Por isso, se você quer fazer um passeio sobre duas rodas mas ainda não sabe por onde começar, continue a leitura! No blog de hoje, veremos dicas para se preparar para a viagem, o que levar e como garantir a segurança durante o trajeto!

O que é o cicloturismo?

O cicloturismo é o ato de percorrer distâncias de bicicleta por motivos turísticos. Também é possível contar com o suporte de outro veículo durante o trajeto. Mas, para ser considerado cicloturismo, é importante que a viagem tenha a bicicleta como principal meio de transporte.

Dessa forma, estas viagens podem ser feitas com o apoio de um outro veículo para transportar equipamentos, bagagens e oferecer apoio se necessário. Ou pode ser feita de forma 100% autônoma, que pode ser em grupo ou individual, mas contando apenas com a bike.

Além disso, também vale destacar que o cicloturismo não está relacionado com bater recordes ou competir em velocidade. Assim, o objetivo desta prática é totalmente baseado no prazer em pedalar.

Quanto custa uma viagem de bicicleta?

É difícil dizer com precisão o valor exato de uma viagem de trilha de bike. Afinal, tudo vai depender das suasprioridades, do seu planejamento e do seu objetivo com o percurso.

Enquanto para alguns isto pode ser um ponto negativo, para outros, esta é justamente a vantagem: você está no controle.

É claro que existem os custos inevitáveis, como manutenção da bike ou check-up médico antes do passeio. Mas, em relação aos gastos com a viagem propriamente dita, tudo vai depender das suas escolhas.

Você pode escolher contratar um serviço que ofereça o suporte de um carro durante o trajeto, por exemplo, o que representa um gasto extra. Entretanto, também pode optar por realizar o percurso de forma independente.

Além disso, outro ponto importante é em relação à hospedagem. No geral, quem faz uma trilha de bike pode escolher entre:

  • acampar, que pode ser totalmente gratuito;
  • se hospedar em um hostel, que podem ter custo intermediário;
  • ou alugar uma casa em aplicativos como o Airbnb, que têm custos variáveis.

Por fim, também vale estar atento à alimentação. Embora não seja possível preparar as refeições básicas com antecedência, o ideal é levar pequenos lanches., o que reduz as chances de ter que consumir em lanchonetes entre os intervalos das refeições.

Como se preparar para fazer uma trilha de bike?

Existem alguns cuidados para os quais é preciso estar atento antes de colocar o pé na estrada. Então, confira 5 itens para checar durante o planejamento da sua trilha de bike:

Cuide da sua saúde

Durante a viagem pode ser difícil ter acesso a médicos, unidades de saúde ou mesmo farmácias. Por isso, a primeira coisa a ser feita é um check-up de saúde para garantir que tudo esteja em dia.

Ainda que você não esteja sentindo nada, um profissional especializado poderá sugerir até mesmo alguma medicação que possa ser útil levar na viagem para o caso de imprevistos ou mal estar devido ao esforço físico.

Estude o trajeto

Outro ponto fundamental na hora de planejar a sua trilha de bike é estudar detalhadamente o trajeto. Então, lembre-se que calcular a distância entre o seu destino inicial e final é fundamental para definir outros pontos importantes.

Dessa forma, analise a distância, o tempo de viagem, quantas paradas serão necessárias durante o caminho ou se será necessário encontrar um local para passar a noite.

Se possível, pesquise em grupos na internet sobre as condições da estrada e possíveis obstáculos que você pode encontrar no caminho. Pesquise também se as trilhas são urbanas ou de terra e sobre a inclinação do trajeto.

Escolha a bike adequada

Agora que você já sabe por quanto tempo terá que pedalar, é hora de escolher a bicicleta ideal para isso. De maneira geral,a sua bike precisa ser forte e de fácil manutenção.

Além disso, é importante checar se ela está regulada para o seu tamanho. Confira algumas dicas:

  • o quadro deve ter tamanho adequado para sua altura;
  • o guião deve ter a largura aproximada dos seus ombros;
  • a altura do assento deve ser proporcional ao comprimento das suas pernas;
  • sua largura deve ser proporcional à largura do seu quadril;
  • a distância do guidão deve ser proporcional ao seu tronco e braços.

Faça uma manutenção preventiva

Você não sai para uma viagem de carro sem passar pelo mecânico, certo? Do mesmo modo, é fundamental levar a sua bicicleta para uma manutenção preventiva antes da sua trilha de bike.

Por isso, vá até um profissional de confiança e solicite uma inspeção minuciosa para encontrar quaisquer possíveis riscos de dano. Lembre-se que, durante a viagem, pode ser que você não encontre ajuda por perto.

Assim, é importante também aprender o básico em relação à reparos para evitar contratempos. Então, peça orientação sobre freios desregulados, correntes quebradas ou pneus furados.

Tenha uma proteção veicular para bike

Mesmo tomando todos os cuidados, nós nunca estamos totalmente protegidos contra imprevistos. Dessa forma, investir em uma proteção veicular para bike é uma medida de segurança para te ajudar a viajar mais tranquilo.

A Gol Plus é uma associação de proteção veicular pioneira no Brasil em proteção para bicicletas. Assim como você, nós somos apaixonados por bike e, por isso, queremos garantir que você tenha uma experiência completa com a sua bike sem se preocupar com incidentes.

Com nosso programa de proteção para bicicletas, você garante uma trilha de bike tranquila com proteção para:

  • roubo ou furto qualificado;
  • danos parciais causados ao quadro da bicicleta;
  • perda total da bicicleta em acidentes, inclusive incêndio;
  • danos materiais causados por colisão com veículos de terceiros.

Com a Gol Plus, você e sua bike podem ir mais longe com segurança e conforto!

Afinal, o que é preciso para fazer uma trilha de bike?

Com o planejamento pronto, é hora de começar a se organizar e separar o que levar durante a viagem.

Veja 5 coisas que você deve providenciar antes do grande dia para fazer uma trilha de bike com segurança:

Equipamentos de proteção

Ter uma bicicleta em boas condições e com a manutenção em dia é muito importante para fazer uma viagem segura. Mas não é o suficiente.

Além disso, é fundamental ter equipamentos de proteção adequados. E, assim como a escolha da bike, estes itens devem estar de acordo com o seu porte físico.

Portanto, confira se:

  • o capacete se ajusta à sua cabeça;
  • os óculos escuros são próprios para a prática de esportes;
  • há luzes sinalizadoras nas partes traseiras e dianteiras da bicicleta;
  • as luvas são adequadas para absorver os impactos durante o pedal.

Cuidados com alimentação e hidratação

Durante a sua trilha de bike será necessário ter cuidados com a alimentação e com a hidratação para que a viagem possa correr bem do início ao fim. Por isso, mesmo em movimento, lembre-se de manter as três principais refeições: café da manhã, almoço e jantar.

Para os intervalos entre as refeições, aposte em lanches leves e que tragam energia, como:

  • oleaginosas, como castanhas ou amendoim;
  • frutas secas;
  • laranja;
  • maçã;
  • banana, que é uma ótima aliada para prevenir câimbras.

E não se esqueça de tomar bastante líquido, principalmente se o dia estiver muito quente. Certifique-se de ter sempre umagarrafinha com água, sucos de fruta ou isotônicos com você ao longo da viagem.

Roupas apropriadas

Outro cuidado essencial é em relação às roupas para usar durante a viagem. Por mais confortável que seja a sua roupa de academia, acredite, ela não é o traje ideal.

As roupas para ciclistas são fabricadas com tecidos específicos para a prática do esporte. A grande diferença está, principalmente, no forro, que é desenvolvido para proteger a região íntima e garantir mais conforto e proteção.

Além disso, as roupas próprias para a atividade também são feitas com tecidos respiráveis que melhoram a sensação térmica, eliminam o suor e previnem desconfortos e assaduras.

Itens de reparo

Como vimos, existem uma infinidade de imprevistos que podem acontecer durante o trajeto. Por isso, tenha um kit reparo e chaves multiuso, mesmo que você ainda não saiba como usá-las. Elas podem ser necessárias para solucionar raios ou guidões frouxos.

Se possível, invista também em uma câmara de ar reserva, uma espátula para pneus e, é claro, uma bomba de ar para consertar possíveis furos no pneu ou solucionar problemas de pressão nas rodas.

Companhia

Por fim, mas não menos importante, garanta uma boa companhia para a sua trilha de bike. Principalmente se esta for a sua primeira vez. Nestes casos, o ideal é estar acompanhado de alguém mais experiente.

Fazer o trajeto de um amigo ajuda a tornar a viagem mais divertida, agradável e também pode representar um suporte próximo em situações de emergência. Por isso, convide uma pessoa de confiança para ir junto com você.

Além disso, lembre-se também de avisar as pessoas próximas sobre o percurso e o tempo estimado para realizá-lo. Assim, elas poderão estar atentas caso seja necessário solicitar algum tipo de ajuda.

Bônus: 5 trilhas de bike no Brasil

Agora que já vimos tudo o que você precisa saber antes de preparar a sua trilha de bike, listamos 5 trilhas incríveis no Brasil para você planejar o seu próximo destino. Confira!

Trilha Jacu Encantado, em Minas Gerais

  • Trajeto: 42 km;
  • Destino: Cachoeira do Campo;
  • Diferenciais: passa pela Floresta Estadual do Uaimií, cachoeiras, trechos da Estrada Real e margens do Rio das Velhas.

 

Trilha Jacu Encantado, em Minas Gerais.
A trilha Jacu Encantado leva até a Cachoeira do Campo, um espetáculo de beleza natural. Foto/Reprodução: Correio Braziliense

 

Circuito de Cicloturismo Ecológico de Ibiúna, em São Paulo

  • Trajeto: 162 km;
  • Destino: Ibiúna;
  • Diferenciais: paisagens da Mata Atlântica, cachoeiras, mirantes, grutas, represas e lagoas.

Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí

  • Trajeto: Possibilidade de escolha entre trilhas longas ou curtas;
  • Destino: Parque Nacional da Serra da Capivara;
  • Diferenciais: considerada um Patrimônio da Humanidade pela Unesco, algumas das pinturas rupestres mais antigas do mundo, 1.300 sítios arqueológicos, 204 deles próprios para a visitação.

 

Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí
A Pedra Furada, no Circuito Baixadão da Pedra. Foto/Reprodução: Viagem e turismo.

 

Trilha até o topo da Cachoeira do Tabuleiro, em Minas Gerais

  • Trajeto: 31 km;
  • Destino: Cachoeira do Tabuleiro;
  • Diferenciais: queda d’água de 273 metros.

Costa do descobrimento, na Bahia

  • Trajeto: 120 km;
  • Destino: Costa do Descobrimento;
  • Diferenciais: considerado um patrimônio natural mundial pela Unesco.

 

Costa do descobrimento, na Bahia.
Segundo os historiadores, este foi o lugar que os portugueses disseram gritaram “Terra à vista!”. Foto/Reprodução: Passagens Promo

Está pronto para a sua próxima trilha de bike? Então, não perca tempo! Clique aqui e simule a proteção da sua bicicleta com a Gol Plus, a única associação de proteção veicular com excelência máxima no atendimento!

2ª Via do boleto

Login (CPF) : Senha:
Lembrar senha