Dirigir na chuva com segurança? Um dos piores medos dos motoristas, principalmente dos recém-habilitados. Mas, a verdade é que mesmo para motoristas experientes este pode ser um grande desafio.
Entretanto, hora ou outra será preciso enfrentar a direção em um dia chuvoso. Por isso, o melhor é estar preparado e saber como dirigir com mais segurança nestas situações para evitar acidentes.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! No blog de hoje preparamos um guia com o que você precisa saber antes de encarar o volante nas épocas de chuva!
Qual a diferença entre dirigir na chuva e no tempo seco?
Apesar de ser uma tarefa comum em nosso dia-a-dia, dirigir é uma prática que requer muito da nossa atenção, principalmente nos dias chuvosos.
Afinal, se quando o tempo está aberto já é perigoso estar no trânsito, dirigir na chuva aumenta ainda mais os fatores de risco para os motoristas.
Isto acontece porque a lâmina de água criada na pista quando chove diminui o atrito dos pneus com o asfalto. Além disso, a pista fica escorregadia e a mistura de água com os resíduos de asfalto piora ainda mais a situação.
Vale lembrar que também existe um grande prejuízo de visibilidade quando precisamos dirigir na chuva forte. Tanto por ser necessário deixar os vidros fechados, quanto pela própria chuva que dificulta a visão.
Um dos grandes problemas de dirigir na chuva é a perda de visibilidade do trânsito.
De maneira geral, o fato é que tudo isso aumenta a probabilidade do condutor perder o controle da direção do veículo, o que pode resultar em acidentes não só na estrada, mas também na cidade.
5 dicas para dirigir na chuva com segurança
Apesar de ser perigoso, nem sempre podemos evitar dirigir na chuva. Por isso, é fundamental se informar sobre a melhor maneira de conduzir o veículo nestas situações.
A seguir, listamos 5 dicas que vão te ajudar a dirigir na chuva com mais segurança e evitar acidentes. Confira!
Tudo começa antes de entrar no carro
Não adianta se preocupar com os cuidados para dirigir na chuva apenas quando já estiver no trânsito. A primeira — e, talvez, mais importante — dica desta lista é realizar a manutenção regular do veículo.
Lembre-se de checar com frequência o sistema de ar-condicionado para evitar o embaçamento dos vidros. Também se atente aos limpadores de para-brisa, pois utilizá-los não é só recomendável, mas obrigatório.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir “sem acionar o limpador de pára-brisa sob chuva” é infração de natureza grave. Ou seja, gera cinco pontos na habilitação e uma multa considerável para o motorista.
Além disso, verifique o estado dos pneus a cada dez mil quilômetros rodados. Pneus carecas têm menos aderência e podem se tornar um risco ainda maior para dirigir na chuva.
Use os faróis
Manter os faróis acesos é outra dica que não só é bem-vinda, como obrigatória. Entretanto, nos dias de muita chuva, o mais recomendado é usar o farol baixo, mesmo nos perímetros urbanos.
Isto porque o farol alto reflete as gotas de chuva, dificultando ainda mais a visão. Por outro lado, o farol baixo ilumina diretamente o chão à frente do veículo, contribuindo para a visibilidade do motorista.
Além disso, vale também ligar os faróis de neblina. Nestas situações, eles garantem que o carro fique mais visível para os outros veículos na pista.
Mantenha as duas mãos no volante
Dirigir com apenas uma das mãos é um péssimo hábito que faz parte da rotina de grande parte dos motoristas. No dia-a-dia, esta já é uma atitude perigosa, mas, para dirigir na chuva, é ainda pior.
Lembre-se que quando chove a pista fica mais escorregadia e o carro perde grande parte da tração. Assim, a chance de perder o controle do veículo e deixá-lo deslizar é grande e será ainda mais difícil controlar a situação com apenas uma das mãos.
Por isso, mantenha as duas mãos firmes no volante e evite distrações, como pegar o celular para conferir as mensagens. Dessa forma, a probabilidade de ter uma resposta rápida em caso de imprevistos é muito maior.
Mantenha uma distância segura de outros carros
Em dias de chuva, com a pista molhada e escorregadia, a distância de frenagem do carro aumenta, o que contribui para o risco de batidas. Assim, o ideal é manter uma boa distância do carro à frente e atrás do seu veículo.
Geralmente, uma distância considerada segura é de cerca de 10 metros, ou cerca de dois carros. Mas, se você não tiver muita noção do espaço, uma dica é olhar para um ponto fixo e esperar 4 segundos depois que o carro da frente passar por aquele ponto para você ir.
Não faça ultrapassagens
Ultrapassagens perigosas estão entre as principais causas de morte no trânsito. Por ser um hábito comum na rotina dos motoristas, às vezes esquecemos que a prática envolve atitudes muito perigosas, como aumentar a velocidade e andar na contramão da pista.
Mesmo com todo cuidado e atenção, a verdade é que fazer ultrapassagens enquanto dirige na chuva é ainda mais perigoso, já que a pista está escorregadia e a visibilidade prejudicada.
Por isso, quando estiver chovendo, evite ultrapassar! E, se for realmente necessário, redobre a atenção e sinalize todos os seus movimentos para que os outros motoristas também possam ficar atentos.
O que é aquaplanagem? Dirigir na chuva com segurança?
A aquaplanagem é um dos principais riscos de se dirigir na chuva. Em resumo, este é o nome dado ao fenômeno físico que ocorre quando um veículo perde o atrito com o solo molhado e, literalmente, plana sobre a água acumulada na pista por alguns instantes.
O acúmulo de água na pista é um dos grandes riscos de se dirigir na chuva.
Este fenômeno faz com que o motorista perca o controle da direção. Por isso, pode causar acidentes graves durante os períodos de chuva.
Se isso acontecer com você, lembre-se de:
- manter o volante em linha reta;
- tirar o pé do acelerador;
- não tentar frear;
- não fazer movimentos bruscos com o veículo.
Assim, será mais fácil passar pela aquaplanagem e retomar o controle do carro assim que ela terminar.
Cuidados ao tomar se o seu carro passar por uma enchente
Se a chuva for muito forte e o seu carro ficar preso na enchente, a dica principal é: não ligue o motor!
Em situações como esta, várias peças podem ser atingidas, como o filtro de ar, o câmbio e óleo do motor e os componentes elétricos.
Por isso, pare o carro, espere a água baixar e acione a sua associação de proteção veicular para realizar o reboque do veículo e todas as medidas de segurança para garantir sua integridade.
Lembre-se também que passar propositalmente por uma área de enchente ou tomar os procedimentos errados quando isso acontece pode fazer você perder o direito à proteção do seu carro.
Então, não tente ligar o carro e espere ajuda especializada para lidar com a situação.
E se chover demais? Relaxa, a Gol Plus te salva!
A Gol Plus é a única associação de proteção veicular com excelência máxima no atendimento. E te ajuda a dirigir na chuva com segurança, a qualidade reconhecida pelo selo RA 1000 do Reclame Aqui.
Com foco total no suporte ao associado, temos assistência 24h para diversos assuntos e uma proteção de qualidade por um preço justo para garantir o bem-estar dos
nossos associados.
O seu carro também merece esse cuidado! Clique aqui, faça a sua simulação e conte com os protetores Gol para garantir a sua segurança e de seu veículo!