Você já deve ter visto nas ruas uma placa veicular diferente das utilizadas normalmente. Ela, ao invés de indicar a cidade e o estado, traz escrito o país de origem do carro.
Contudo, esta nova versão gera muitas dúvidas nos motoristas. Afinal, você mesmo já ouviu falar e sabe como fazer para colocar a placa Mercosul?
Dessa forma, separamos as informações necessárias para que você saiba o que ela é e como adotá-la no seu veículo.
Venha conferir!
O que é placa Mercosul?
Em primeiro lugar, vamos começar explicando o que de fato é esta placa.
A placa Mercosul é um modelo adotado em todos os países que compõem o Mercado Comum do Sul (Mercosul). Uma união aduaneira formada por nações sul americanas.
A placa visa padronizar os modelos adotados em países do Mercosul. (foto: Detran ES)
Essa é uma placa utilizada no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Deste modo, esta placa foi criada com a intenção de padronizar as placas dos 4 países. Trazendo assim mais integração aos membros da união.
Como funciona a placa Mercosul?
Colocar a placa Mercosul funciona como uma identificação do passageiro, além de apresentar algumas vantagens no quesito de segurança e tecnologia.
Sua principal diferença se dá na identificação do passageiro. Pois, agora, a placa não informa a cidade e o estado do cidadão, mas sim seu país.
Outra diferença deste modelo é a sua cor. Uma vez que deixa de ser cinza e passa a ter as cores azul e branco.
Além disso, a numeração também muda. Assim, a combinação passa a ser de 3 letras e 4 números. Distribuídos da seguinte forma: LLL NLNN.
Ela ainda é significativamente mais tecnológica que a anterior. Visto que traz um QR Code com o número de série da placa. O que garante mais segurança em casos de roubos e furtos, por exemplo.
Tipos de placas Mercosul
No entanto, algo que poucas pessoas sabem é que existem vários tipos de placas Mercosul. Sendo que cada modelo indica a qual categoria o veículo pertence.
Há diferentes tipos de placas padrão Mercosul. (foto: Gilia Amaral/Detran-M)
Essa classificação se dá por cores. Dessa forma, a cor das letras muda para indicar o significado da placa.
- Preta: veículos particulares (de passeio);
- Azul: carros oficiais;
- Verde: veículos especiais (para testes);
- Vermelha: veículos comerciais;
- Prateada: carros de colecionadores;
- Amarelo: carros diplomáticos.
Mas, atenção! Apesar da cor vermelha designar veículos comerciais, os carros de aplicativo não precisam adotar este tom. Assim, apenas táxis e veículos de autoescola são obrigados a fazer a mudança.
Tendo isso em vista, a maioria dos carros irá colocar a placa Mercosul com letras pretas. Afinal, a maior parte dos veículos circulando são carros particulares.
A placa Mercosul é obrigatória?
Para você que ainda não foi colocar a placa Mercosul, não precisa se preocupar.
Afinal, o novo modelo é obrigatório apenas em carros novos e quando houver mudanças de município ou estado.
Também é necessário colocar a placa Mercosul quando o veículo for transferido de proprietário e ao mudar de categoria. Neste último caso, a situação mais comum em que isso ocorre é quando um carro particular se torna um táxi.
Além disso, quando a antiga precisa ser substituída, o novo padrão será adotado . Assim, placas ilegíveis ou danificadas devem colocar o modelo Mercosul.
Entretanto, fora desses casos, as placas normais (cinzentas) continuaram valendo durante toda a vida útil do carro.
Como colocar a placa Mercosul?
Porém, caso o motorista deseje, é possível sim colocar a placa Mercosul em qualquer veículo. Em muitos casos, os condutores optam por realizar essa troca pois enxergam os benefícios de adotar o novo padrão.
Para colocar a placa Mercosul é necessário realizar alguns procedimentos. (foto: Fábio Tito/G1)
Deste modo, ao optar por colocar a placa Mercosul, o motorista deve seguir os seguintes passos:
Acesse o portal do Detran do seu estado
Em primeiro lugar, é necessário acessar o site do Detran. Contudo, vale lembrar que o portal deve ser o da unidade federativa do motorista.
Portanto, condutores mineiros devem entrar no site do Detran de Minas Gerais, assim como os paulistas precisam acessar o Detran de São Paulo.
Solicite um novo CRV e leve o carro para vistoria
Após acessar no site do Detran, o motorista deve solicitar o Certificado de Registro de Veículo (CRV). Assim, por meio deste documento, a numeração da nova placa será emitida.
Contudo, para que o CRV seja liberado é preciso agendar uma vistoria automotiva. Dessa forma, logo após este procedimento o certificado é liberado.
Encontre uma estampadora do Detran e pague a taxa de emplacamento
Após a emissão do CRV, cabe ao motorista procurar uma empresa estampadora credenciada para a confecção da placa.
No site do Detran, o motorista poderá encontrar uma lista de empresas que podem realizar este serviço. Dessa forma, dá para garantir que a estampadora seja realmente certificada.
Assim, basta contratar os serviços dela e aguardar a nova placa ficar pronta.
Quanto custa a placa Mercosul?
Já em relação ao custo, ele varia bastante. Afinal, o estado não possui uma tabela de valores que as empresas devem seguir.
Assim, cabe aos próprios estampadores definirem a quantia a ser cobrada. Contudo, em geral a média varia entre R$100 a R$200,00.
Porém, uma dica aos motoristas é pesquisar os valores antes de colocar a placa Mercosul. Visto que a quantia a ser cobrada varia bastante.
Gostou de saber mais sobre essas informações? No site da Gol Plus, você encontra muito mais! Somos uma Associação de Proteção Veicular comprometida em auxiliar nossos clientes a qualquer hora. Além disso, falamos bastante sobre o mundo automotivo, para que os nossos clientes saibam mais sobre o assunto.
Então, acesse o nosso blog e fique por dentro de tudo sobre este tema. Até mais!