O movimento Maio Amarelo é uma iniciativa para conscientização da população sobre a necessidade de ações que garantam um trânsito mais seguro e a harmonia nas vias.
Com o alto índice de acidentes e contratempos no trânsito, surge a necessidade de iniciativas para conscientizar a população de modo a promover uma maior segurança no trânsito, com harmonia entre pessoas, veículos e vias.
Quer conhecer as iniciativas de conscientização do Maio Amarelo para promover um trânsito mais seguro? Então continue a leitura.
Qual o objetivo do Maio Amarelo?
O movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada pelo poder público e a sociedade civil, com o objetivo de colocar em pauta a segurança viária e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Esse movimento envolve variados segmentos como: órgãos do governo, empresas, associações, federações, entidades de classe e sociedade civil.
Mas, por que a cor amarela?
A cor amarela faz analogia ao semáforo que quando está na cor amarela sinaliza atenção. Esse é um dos fatores principais para garantir a segurança no trânsito, condutores e pedestres atentos, estão preparados para evitar acidentes.
A Segunda Década para Segurança no Trânsito
Com base em um estudo realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que contabilizou em 2009, cerca de 1,3 milhões de mortes por acidentes no trânsito.
A Assembleia Geral das Nações Unidas divulgou, em março de 2010, uma resolução definindo o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.
Passado esse período, no final de 2021 a OMS deu início a segunda “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, com um período entre 2021 e 2030. A meta é reduzir em 50% as mortes e lesões no trânsito.
Boas práticas para adotar no trânsito e evitar acidentes
As medidas para a segurança no trânsito vão além de regras e sinalizações, o convívio nas vias tem grande influência das atitudes dos condutores e pedestres.
Dessa forma, são importantes iniciativas de conscientização da população, como o movimento Maio Amarelo.
Pensando na segurança e bem-estar no trânsito, separamos para você algumas boas práticas que devem ser adotadas para evitar acidentes e garantir uma maior harmonia nas vias. Confira.
Pratique a direção defensiva
A direção defensiva é baseada em 5 pontos importantes que são fatores básicos para manter a segurança no trânsito, que são: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.
Dessa maneira, o condutor que pratica a direção defensiva está sempre atento e preparado para evitar os riscos de possíveis acidentes.
Mantenha uma distância segura de outros veículos
Manter a distância segura é um fator essencial para evitar acidentes e assegurar tempo e espaço para reações. Ou seja, manter a distância garante mais espaço para realizar manobras necessárias e tempo para reagir às situações de risco.
Nesse contexto, quando o condutor estiver muito próximo do carro da frente, é indicado reduzir a velocidade e se distanciar. Assim, minimizando as consequências de possíveis distrações que podem causar acidentes, como engavetamento.
Esqueça o celular
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o uso do celular enquanto dirige é uma prática considerada uma infração gravíssima, tendo como penalidade multa e 7 pontos na CNH.
Além das penalidades da infração de trânsito, utilizar o celular enquanto está dirigindo aumenta os riscos de acidentes, colocando em risco os passageiros, outros motoristas e pedestres.
Portanto, caso tenha a necessidade de fazer o uso do celular, é indicado estacionar o carro em um lugar seguro para poder fazer uma ligação ou mandar mensagem.
Use o cinto de segurança
O cinto de segurança, como o próprio nome diz, é um equipamento que garante uma maior segurança para as pessoas que estão no veículo. Dessa forma, evitando lesões graves em casos de acidentes.
Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso do cinto de segurança reduz em 45% as chances de lesões graves em casos de acidentes, para as pessoas que estão nos bancos da frente. Para os passageiros que estão nos bancos de trás o uso do cinto garante 75% mais segurança.
Para os motociclistas, como a moto não possui o sistema de cinto de segurança, é obrigatório o uso do capacete para trazer mais segurança e evitar lesões em casos de acidentes.
Respeite a sinalização
A sinalização é um conjunto de sinais, como placas, semáforos e marcações nas vias, que são definidos para garantir a fluidez do trânsito e aumentar a segurança.
Dessa forma, respeitar a sinalização é um dos fatores principais para aumentar a segurança no trânsito e garantir a harmonia na convivência entre pessoas, veículos e vias.
Quer um conteúdo ainda mais completo sobre comportamento e proteção o trânsito? Então reveja nossa live no YouTube!
A Gol Plus apoia o Maio Amarelo
A Gol Plus é uma associação de proteção veicular para carros, motos e bicicletas, presente no mercado desde 2017, que tem como foco a segurança e bem estar das pessoas.
Dessa forma, a Gol Plus apoia o movimento Maio Amarelo e adere a campanhas de conscientização para promover uma maior segurança no trânsito. Fornecendo informações e dicas para garantir o bem-estar no trânsito.
Com a adesão do Programa Laço Amarelo, a Gol Plus passou a ter acesso aos conteúdos, estudos e pesquisas sobre o trânsito. O que permite melhorar a assistência aos associados e promover ações de conscientização.
Gostou dessa iniciativa da Gol Plus de apoiar o movimento Maio Amarelo? Então, acesse agora o blog da Gol Plus para mais dicas de segurança no trânsito, conservação e proteção veicular.