Uma grande dúvida de motoristas que, por algum motivo, tiveram muitos danos no veículo é “como proceder em caso de perda total no carro?”
Se essa também é uma dúvida sua, a Gol Plus te ajuda! Continue a leitura para entender o que é, o que fazer e como funcionam os trâmites em casos de perda total no carro.
O que pode causar Perda Total em um carro?
A perda total do veículo pode ser provocada por situações que causam grandes danos estruturais e mecânicos no veículo, como colisões, incêndios, fenômenos naturais e até mesmo casos de furto e roubo, após a localização do veículo.
Essas situações citadas podem provocar danos irreversíveis e até um alto custo para o reparo, o que torna inviável o conserto. Portanto, é decretada a perda total do veículo.
Para exemplificar, quando um veículo sofrer danos provocados por um incêndio, certamente a lataria e o sistema de funcionamento do carro estarão comprometidos, o que leva a inviabilidade do reparo.
Ou em casos de colisão em que o carro sofreu severos danos em peças importantes que precisam ser trocadas para estabelecer o funcionamento. Mas, se o custo do conserto ficar acima ou próximo do valor do veículo, também se torna inviável.
Qual a diferença entre Perda Total e Perda Parcial?
Uma dúvida que surge em situações que envolvam acidentes que ocasionam danos no veículo é a diferença entre a perda total e a perda parcial. Como identificá-las?
A perda total do veículo ou PT, um termo popular, é quando o valor do conserto e reparos do veículo se torna maior que o valor do veículo na tabela FIPE, ou quando o valor dos reparos fica superior a 75% do valor do veículo na tabela FIPE
Ou seja, a perda total do veículo é quando se torna inviável o conserto do mesmo tanto por motivos de alto custo quanto por danos irreversíveis.
Já o caso da perda parcial é quando o valor dos reparos fica inferior a 75% do valor do veículo na tabela FIPE, o que torna viável fazer os reparos e consertos do veículo.
Como é identificada uma Perda Total do veículo?
A perda total do veículo é identificada através de uma análise dos danos causados no veículo, como problemas na lataria, danificação de peças, problemas mecânicos, entre outros fatores que comprometem o funcionamento e a segurança do veículo.
Após essa avaliação, é determinado se é possível fazer os reparos e o custo para o conserto. Assim como dito anteriormente, se for apontado que o valor dos reparos, ficou acima de 75% do valor estabelecido na tabela FIPE, é decretada a perda total.
O que fazer em caso de perda total do veículo
Motoristas que possuem planos de associações de proteção veicular devem contatar a assistência da instituição para informar o ocorrido e dar início aos trâmites.
Dessa forma, será possível estabelecer se é possível ou não fazer os reparos dos danos causados no veículo. Se for decretada a perda total, será solicitada a documentação necessária para o ressarcimento integral, que costuma seguir os valores estabelecidos na tabela Fipe, do mês de ocorrência do evento
Como a Gol Plus te ajuda em caso de Perda Total do veículo
A Gol Plus é uma associação de proteção veicular para carros, motos e bicicletas, presente no mercado desde 2017, que tem como foco a segurança e bem estar das pessoas.
Dessa forma, garante a seus associados uma boa experiência com serviços e atendimentos de qualidade, como:
- Assistência 24 horas;
- Ressarcimento em casos de perda total, roubo ou furto qualificado;
- Conserto de veículos em casos de colisão;
- Cobertura da troca de vidros danificados;
- Custos do conserto em acidentes com terceiros, em até R$70 mil;
- Ressarcimento e indenização em casos de fenômenos naturais e incêndios.
Surgiu o interesse de se prevenir e garantir uma boa assistência veicular? Então, entre em contato com a Gol Plus.
Para mais informações como essa de como proceder em casos de perda total no carro, do veículo acesse o blog da Gol Plus e confira mais dicas e informações sobre segurança no trânsito, conservação e proteção veicular.