Nos dias atuais, muitas pessoas estão em busca de renda extra ou de novas dinâmicas de trabalho. Nesse contexto, surgiram empresas como a Uber e a 99 que oferecem apps de transporte individual de passageiros. A principal dúvida de quem começa a trabalhar com essas marcas costuma ser: qual o melhor carro para motorista de aplicativo?
Essa e outras questões serão levantadas nesse texto. Além de falar sobre os melhores modelos para o transporte de passageiros, também falaremos sobre o que é preciso para começar a dirigir para aplicativos e os cuidados essenciais que você deve tomar com o seu veículo de trabalho.
Está interessado nesse assunto? Então, continue a sua leitura!
O que é preciso para ser motorista de aplicativo?
Para se tornar motorista de aplicativo, você precisa incluir a informação “exerce atividade remunerada” (EAR) na sua CNH. Isso porque essa é a exigência das leis brasileiras para todo condutor que recebe um pagamento em troca de um serviço.
Além disso, é importante ressaltar que esse é um procedimento necessário tanto para profissionais autônomos – que é o caso dos motoristas de aplicativos – quanto para profissionais contratados com carteira assinada.
A maioria dos aplicativos de transporte de passageiros exigem a inclusão do EAR na CNH do motorista.
Fora a carteira de motorista regularizada, o motorista precisa ter um carro em bom estado, com menos de 9 anos de fabricação (embora essa regra varie em algumas regiões).
Também é preciso fornecer para o aplicativo o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e uma foto de rosto legível, sem filtros e edições.
Qual é o melhor carro para motorista de aplicativo?
Antes de listar os melhores modelos de carro para motorista de aplicativo, é importante lembrar que a maioria das empresas não permitem o cadastro de vans e caminhonetes em sua plataforma. Além disso, também não é permitido o cadastro de veículos modificados.
De forma geral, um bom carro de aplicativo precisa ser confortável e funcional. Além do conforto do passageiro – que deve ser sua prioridade – é importante lembrar que você passará horas dirigindo.
O custo-benefício do veículo também deve ser analisado. Por isso, fique atento à quantidade de quilômetros por litro do modelo, o valor do seu IPVA e sua tendência de desvalorização ao passar dos anos.
O modelo ideal de carro para motorista de aplicativo precisa combinar conforto e praticidade.
Dessa forma, os modelos de carro para motorista de aplicativo mais recomendados são:
- Ford Ka Sedan Advantage 1.5;
- Hyundai HB20S Comfort Plus 1.6;
- Volkswagen Voyage Comfortline 1.6;
- Fiat Grand Siena Essence 1.6;
- Chevrolet Onix 1.0.
Por fim, é importante acrescentar no carro itens importantes para a segurança e para a comodidade dos passageiros. Então, não se esqueça do ar-condicionado, dos vidros elétricos e da alça de teto.
7 cuidados essenciais com o carro de quem trabalha com aplicativo
Agora que você já sabe as características do modelo certo de carro para motorista de aplicativo, iremos listar 7 cuidados fundamentais que você deve ter com o seu veículo de trabalho. Então, separe o bloco de notas e confira!
Atenção com combustível adulterado
É preciso ter cuidado na hora de abastecer o seu veículo. Isso porque a gasolina adulterada pode:
- Estragar os bicos injetores;
- Estragar as velas de ignição;
- Entupir os filtros;
- Contaminar os sensores.
Dessa forma, sempre busque postos de confiança que sejam certificados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Não ande com o tanque na reserva
Já imaginou a gasolina acabar enquanto você carrega um passageiro? Isso é algo que não deve acontecer!
Por isso, você deve sempre se manter atento à quantidade de gasolina do seu carro. Então, nunca deixe o tanque na reserva.
Motoristas de aplicativo devem sempre manter o tanque cheio.
Isso porque você pode precisar desviar da rota calculada e a gasolina da reserva pode não ser o suficiente.
Fique atento à troca de fluidos
Outro ponto a se ater quando se é motorista de aplicativo é a troca constante dos fluidos do seu veículo de trabalho.
Por isso, siga as recomendações do fabricante e troque o lubrificante, os fluidos de freio, direção hidráulica e transmissão e o líquido de arrefecimento todos os anos.
Geralmente, o recomendado é que a troca seja feita a cada 30 mil quilômetros rodados, mas esse número pode variar de acordo com o modelo do veículo.
Mantenha os pneus calibrados
Os pneus do seu carro devem estar sempre calibrados. Assim, o peso do veículo será distribuído adequadamente pelas quatro rodas.
Com isso, o carro se movimenta de maneira mais fluida e gasta menos combustível.
Então, ocê pode calibrar os pneus nos postos de gasolina – geralmente de forma gratuita – todas as vezes que for abastecer o seu veículo.
Faça revisões periódicas do sistema elétrico
Além disso, você precisa fazer revisões periódicas nos piscas, luzes (de freio, placa e ré) e nos faróis do seu automóvel.
Mantendo o sistema elétrico em boas condições você irá proporcionar mais segurança aos seus passageiros, irá evitar acidentes e as tão temidas multas de trânsito.
Fique atento ao filtro de ar
A função do filtro de ar é evitar que impurezas cheguem até a câmara de combustão do motor e desgaste os componentes do automóvel.
Mas, você sabia que um filtro de ar saturado pode aumentar o consumo de combustível de um veículo?
Por isso, é importante verificar a situação desse item de forma constante. Sua manutenção é barata e sem maiores dificuldades.
Conte com uma associação de proteção veicular
Uma proteção veicular para o seu veículo de trabalho garante mais segurança e tranquilidade em qualquer situação.
Com uma associação de proteção veicular reconhecida, você consegue manter o seu carro seguro contra roubos, furtos e colisões.
A proteção para carros da Gol Plus, por exemplo, garante todos esses benefícios:
- Assistência 24h;
- Reboque;
- Proteção contra roubo ou furto qualificado;
- Reparação de danos à veículos de terceiros de até R$70 mil;
- Ressarcimento até 100% da tabela FIPE;
- Proteção para fenômenos da natureza;
- Carro reserva até 30 dias;
- Chaveiro;
- Táxi;
- Auxílio-funeral;
- Troca de pneus;
- Proteção para-brisa;
- Pane seca.
Então, não perca tempo. Se você acabou de virar motorista de aplicativo, procure se tornar associado de uma proteção veicular o mais rápido possível.
Conheça a Gol Plus
A Gol Plus é uma associação de proteção veicular para carros, motos e bicicletas.
Aqui, oferecemos planos de proteção veicular que contam com assistência 24 horas e uma equipe especializada em prestar o melhor atendimento.
Nosso principal objetivo é ajudar a proteger veículos, independente das particularidades dos associados.
Sem dúvida, estamos comprometidos em proporcionar tranquilidade e facilidade para solucionar todos os imprevistos!
Então, se você quer contar com uma proteção veicular para o carro que você trabalha no aplicativo, procure a Gol Plus!
E se o carro precisar ficar parado?
Muitas pessoas usam os aplicativos de transporte como forma de conseguir uma renda extra. Então, pode ser que em algumas ocasiões, as outras obrigações impeçam que o carro seja colocado em movimento.
Todo mundo sabe que veículos parados podem sofrer com efeitos da falta de uso. Por isso, caso o carro fique muito tempo em inatividade, é preciso verificar a bateria, os pneus e todo o sistema elétrico do veículo.
Também é importante lembrar que a gasolina e o etanol duram 6 meses parados no tanque sem perder a qualidade.
Nesse texto você teve acesso a várias informações sobre carro para motorista de aplicativo: do modelo ideal aos cuidados que você deve tomar com seu instrumento de trabalho. Então, para mais dicas de conservação e sobre a importância de uma associação de proteção veicular, acesse agora o blog da Gol Plus.