Os tipos de revisão de carro e a hora certa para fazê-las é uma dúvida de muitos donos de veículos. Nesse caso, a Gol Plus pode ajudar!
Vale ressaltar que as condições dos veículos influenciam na segurança do trânsito. Por isso, é importante manter a vistoria do carro em dia.
Quer entender como e quando fazer a revisão de carro? Então, continue a leitura!
Por que fazer a revisão veicular é importante?
A revisão de carro é importante para deixar o veículo em boas condições para o uso. Ou seja, é uma forma de prevenir e consertar falhas que podem atrapalhar no funcionamento do carro.
Essa é uma maneira de evitar acidentes e o agravamento de problemas estruturais e mecânicos do carro, como a pane elétrica.
Além do grande risco de conduzir um veículo em más condições, o motorista estará cometendo uma infração de trânsito grave (art. 230, XVIII do CTB) por comprometer a segurança no trânsito.
Portanto, a vistoria veicular pode apresentar um melhor custo benefício comparado aos reparos dos problemas agravados.
Afinal, é melhor prevenir do que remediar!
Tipos de revisão veicular
Considerando a importância e a necessidade de fazer a revisão no carro para corrigir as falhas e evitar maiores problemas, confira os tipos de manutenção que podem ser feitas.
Manutenção Corretiva
Já aconteceu do seu carro apresentar problemas de funcionamento e você precisar levá-lo ao mecânico?
Esses são casos que necessitam de uma manutenção corretiva. Ou seja, esse tipo de vistoria veicular é destinada a corrigir falhas que estão comprometendo o funcionamento do carro.
Desse modo, é importante fazer uma vistoria no veículo periodicamente, para evitar precisar da manutenção corretiva.
Manutenção Preditiva
A manutenção preditiva é destinada para inspeção do veículo, com o intuito de prever possíveis falhas que o carro pode apresentar. Assim, pode-se fazer os reparos necessários.
Nesse caso, são analisados a estrutura do veículo, a qualidade do óleo, as vibrações no volante e na caixa de direção, estado da superfície, entre outros pontos importantes.
Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva é destinada para checagem dos componentes do veículo, que deve ser feita periodicamente. Esse tipo de manutenção evita que os problemas apresentados pelo carro se agravem.
Além de ser uma manutenção com melhor custo benefício, ajuda a conservar o carro para ter um melhor funcionamento e evitar a desvalorização no mercado.
O que é avaliado na revisão do carro?
Como o carro é uma máquina, ele pode apresentar falhas. Por isso, é importante verificar e revisar todas as partes estruturais e mecânicas do veículo.
Assim, a manutenção periódica evita o agravamento de problemas que atrapalhem o funcionamento do veículo e permite fazer as correções necessárias.
Confira alguns pontos que são avaliados durante a vistoria do carro:
- Alinhamento e balanceamento;
- Calibragem do pneu;
- Suspensão e amortecedores;
- Fluido de freio;
- Troca de óleo;
- Nível da água do radiador;
- Luzes externas e internas, como luz de freio, seta, pisca-alerta etc;
- Funcionamento da bateria;
- Sistema de freios;
- Sistema de embreagem.
Tempo x Rodagem: qual a hora ideal de fazer a revisão do carro?
De modo geral, a revisão de carro deve ser feita periodicamente, a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados.
Contudo, é indicado olhar o manual do carro, pois o tempo de vistoria pode variar conforme o modelo e marca do veículo.
Mesmo que o carro não esteja muito em uso, fique muito tempo parado, é importante fazer a revisão. Alguns compostos possuem data de validade e podem prejudicar o funcionamento do veículo, caso passem do tempo de uso.
Gostou do conteúdo sobre a vistoria de carro? Então, acesse o blog da Gol Plus para mais dicas de segurança no trânsito, conservação e proteção veicular.